Depois que colocamos nossas ideias no papel (e, se você trabalha em dupla ou grupo, eu realmente recomendo o uso do Google Drive) partimos para fazer os protótipos.
Uma das coisas que li quando estava nessa fase foi: "não invista muito nesse primeiro protótipo", se for um jogo de cartas, use papel e caneta, um boardgame, use cartolina. Achei uma ótima dica, mas não a sigo. O primeiro cenário de todos os jogos que criamos rodou na nossa cabeça. Depois de criada a dinâmica, debatemos, escrevemos e debatemos novamente.
Quando partimos para o teste, não queremos que a opinião do jogador seja influenciada por uma carta na qual esta escrito "extr estrangeiro". Se, na primeira impressão, o jogo parecer ter sido feito por uma criança de cinco anos entediada na aula de geometria, mesmo a opinião do beta jogador pode sofrer.
Para criar as cartas, partimos do leiaute básico de cartas de Magic, Yu-Gi-Oh ou Pokemon, pois existem milhares de sites de edição de cartas desses jogos. Fácil de fazer com pouco trabalho.
Quando se trata de um protótipo, a nossa regra mais importante é: partir da ideia para a prática o mais rápido possível! Sério! Todos os jogos que demoramos demais para transformar em protótipos ainda estão em formato .doc.

Camaradas, primeiro de tudo, parabéns pelo site!
ResponderExcluirMuito bacana o conteúdo
Também sou um apaixonado por jogos e crio os meus próprios desde criança. O último que criei já faz um tempo, já que trabalho e faculdade agora consomem a maior parte do meu tempo. Quero voltar à ativa agora com várias ideias que tive, mas quero levar a um nível bem legal. Vocês teriam dicas de como/onde fazer peças de plástico (peos, pinos, "botoes estilo war", etc)?
Olá!
ResponderExcluirCara, peças plásticas são o componente mais difícil de ser fabricado aqui no Brasil. Basicamente, os custos tornam impossível. Todas as empresas que fazem em grande quantidade compram da China. Algumas dicas: no protótipo use peças de outros jogos (eu uso peças de WAR). Na produção, busque padronizar as peças plásticas, assim você pode comprá-las em sites como a www.ludeka.com.br
Interessante as dicas e as anotei pra mim. Uma pergunta esse papel paraná eu encontro aonde?
ResponderExcluirPara fabricar esse tabuleiro de pvc adesivado é em qualquer grafica?
Olá Lola, estamos precisando atualizar o site com informações novas, obrigado por seu comentário! O papel paraná é encontrado na maioria das papelarias. Aqui em BH costumo comprar na Kalunga, que vende embalagens com vários!
ResponderExcluir